Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Papéis de Carta maio 4, 2008

Filed under: : Cacarecos : — retromotoca @ 10:22 pm
Tags:

Quando estava no 1º Grau, atual Ensino Fundamental, uma das grandes manias entre as garotas era a de colecionar papéis de carta decorados. Comprávamos na papelaria perto da escola e, com todo o cuidado, guardávamos em seguida nas pastas pretas com saquinhos plásticos. Ou seja, usar mesmo para escrever, nem pensar. Trocávamos os repetidos com as colegas e, por causa disso, grandes e novas amizades foram estabelecidas (Para Vanessa Honório: que saudades das nossas conversas, de pastinhas em punho, nas ensolaradas tardes de Itatiba…).

Infelizmente, pouca coisa me restou. Lembro de ter esquecido uma das minhas pastas mais recheadas embaixo da carteira da escola. Nunca mais a encontrei. Mas coloco aqui minhas poucas relíquias para refrescar a memória das balzaquianas.

Adriana Vegas

 

41 Responses to “Papéis de Carta”

  1. Nirsan Says:

    Quando era criança, via minhas coleguinhas colecionarem e achava o máximo, mas na época não tinha condições de gastar com papéis de carta. Hoje, já adulta, estou pensando em influenciar minha a afilhadinha de meu marido, que tem 7 aninhos, a colecionar. Para isto, vou começar a comprar os papéis e montar uma pasta para mim. Vou mostrar a ela e ensinar como funciona. Quando ela ver, já estou até vendo a reação dela, vai achar o máximo! Assim, realizo uma vontade que era minha e ainda alegro o coraçãozinho de uma menininha com esta “super novidade” 🙂

  2. retromotoca Says:

    É uma boa idéia. Até porque é possível assim incentivá-la a escrever cartas, algo que está sendo esquecido. Boa sorte com o projeto!

  3. nono Says:

    Colecionar papéis de carta pode parecer uma coisa que está desaparecendo, mas se olhar direitinho na internet, verá que não é bem isso que está acontecendo…

    Acho que mais do que nunca, esse “mercado” de papéis de carta anda bem aquecido. Compra, troca, venda.. é possível ver em esse tipo de negociação no orkut, Mercado Livre e até nos álbuns do Picasa. Eu mesma sou uma dessas… 😀

    É claro que a nova geração não sabe o que é colecionar papéis de carta, então quando digo que “esse mercado está aquecido”, com certeza me refiro às meninas dos anos 80 que hoje devem ter pra lá de seus 20 anos!

    • Muriel Dias - RS Says:

      Olá, mais do que aquecer um mercado. Vejo a importância de refrescar a memória de quem viveu este momento lindo!!! Fui colecionadora durante anos, mas quando fiz uns 18 anos presentiei minha afilhada de uns 8 anos com toda a minha coleção. Não sei se ela a guardou, vou perguntar…pois ao ver estas reliquias fiquei com saudade…de tempos que deveriam ser resgatados…é um ótimo passatempo e é de uma inocência que só a infância e juventude é capaz de nos presentear…adorei este MUSEU VIRTUAL.

      Um grande abraço.

      Espero que muitas meninas sejam incentivadas e se apaixonem por esta MANIA APAIXONANTE!!! vamos torcer por muiiito sucesso!

  4. Regina Says:

    Adriana
    Entrar nessa página fez minha mente flutuar para anos atrás….voce mencioneou sobre ter esquecido sua pasta na mesa da escola…e lembrei do que aconteceu com a minha….
    Ficávamos um bando de meninas com suas pastas lotadas de bens preciosos sentadas na calçadas de nossas casas até tarde…naquele época a violencia era menor…se bem que não faz tanto tempo assim…e acabaei colocando minha pasta encima do carro do meu pai enquanto eu ia brincar de taco e de mandrugada meu lindo papai resolveu sair para comprar cigarro e não viu a pasta…o que aconteceu???
    Caiu pela rua…minha mae ensaiou a manhã toda para me contar….como chorei aquele dia!!!!!!!!!!!!
    rsrs
    bjs

  5. retromotoca Says:

    Puxa, Regina, você sabe bem como me senti! Na época, minha pasta era meu bem mais valioso. Bom, ainda tenho outros papéis para colocar aqui, assim que eu tiver um tempinho. Obrigada pela visita!
    Adriana

  6. quel Says:

    Lendo o blog me deu uma dor no peito…Ainda guardo minha pasta de papel de carta, mas solitária, coitada!

  7. Thais Says:

    Eu era criança mas adoraaava papéis de carta!!! Todas as meninas do bairro onde eu morava colecionavam!!! Ainda tenho os meus!!

  8. Faby Says:

    Eu ainda coleciono os papeis de carta,temos um grupo no Yahoo…..trocamos por internet,fica mais facil…temos todas albuns no Picasa….
    meu email
    faby292@yahoo.com.br

  9. elizabeth Says:

    eu tb colecinava papéis de carta e ainda tenho minha pasta, tenho dó de me desfazer, pois os acho tão fofos. além disso, ainda é uma delícia arrumar, organizar por cores, temas, tal como eu, minhas irmãs e amiguinhas fazíamos brincando.

  10. Renata Says:

    Que lindo seu blog!
    Nossa, eu tenho ainda meus papéis de carta…
    Na época, não tinha muitas condições…e eu acabava ganhando e minha mãe com esforço comprava e já viu né…me alegrava demais!!!

    A maioria que tenho é da coleção da Cartiuge…lindos né!!!
    Mas tenho uma dúvida, se você puder me responder, eu agradeceria…
    Ainda existe esta gráfica ou empresa Cartiuge?

    Andei procurando pela internet e não achei nenhuma referência quanto a uma empresa ou gráfica ou editora com este nome…
    Será que ainda existe?

    Eu quero muito poder colocar as imagens, em algum dos meus blogs, mas primeiramente, gostaria de saber sobre a empresa.

    Obrigada desde já!

    E boas recordações pra todas nós!

  11. retromotoca Says:

    Não descobrimos nada. Existe uma distribuidora Cartiuge (mesmo ramo da Kalunga) mas não sabemos se há alguma ligação com a antiga gráfica que imprimiu os famosos papéis de carta. abs

  12. Alexandra Says:

    Estou a tarde inteira aqui no seu blog relembrando de muuuuuuuuuuuuitas coisas do meu tempo de criança, ai que nostalgia, mas é tão gostoso relembrar!!!
    Eu também colecionava papéis de carta e acredita que ainda tenho todos eles guardados!!! Claro que estão todos meio amassados, amarelados e todos eles têm a minha assinatura atrás com caneta, pois assim como você eu levava para o colégio, eu devia ter uns 10 anos na época, e tinha uma menina que costumava roubar nossas pastas, então eu assinava… Aoi que raiva por ter feito isso!!! Tinha vários desses que você colocou foto aqui!
    Vou continuar vendo as outras páginas!
    Parabéns pelo blog, viu!!!

  13. Sabrina Says:

    Ai..ai…sua história se parece com a minha …hoje sou quase uma balzaquiana e te invejo…vc tem poucos, eu não tenho mais nenhum, quantas saudades.Lembro que quando algúem viajava era a única coisa que pedia:papéis de carta….

  14. Giovanna Lima Says:

    Gente mto bom poder encontrar menia q tb colecionavam pps.
    Tinha vários mas alguns anos atr´s me pai jogou fora… Ñ tinha dinhiro para compra pasta então eu guardava em envelopes. Até passar ferro eu passava pra tirar o amassado…. rsrsrsrsrrrssrrrs

    Poderia ter sido mais cuidadosa, eu sei. Mas ñ imaginava q niniguém jogaria. Pra mim era o q tinha de mais valioso…
    Minha sobrinha está colecionando aí resovi procurar na net. Voltei uns 18 anos vendo os meus pps…
    Estou a procura de pps pra dar a Bebel ms acho q voltarei a colecionar.

    Quem tiver intersse em vender escrevam “vaninilima78@gmail.com”

  15. Eléia Says:

    Nossa amiga!!!Ainda tenho meus papéis de carta tenho 4 pastas e nenhum repetido… Hoje eu ainda folheio minha pasta e como me inspira, faço telas, biscuit copiando os desenhos. MInha coleção favorita é a da Cleny, mais é uma das… Na verdade gosto de todos.

  16. Silvania Silva Says:

    Amigas, tenho muitos papéis de carta, compro, troco, faço amizades..tudo pelo orkut..quem quiser conversar pode enviar email para: silvaniasilva@oi.com.br
    faltou uma coleção que não consigo achar nada sobre ela..a coleção de papel de carta Os Intocáveis..bjs e mandem email viu!! vou responder com carinho..

  17. lessandra Says:

    sou uma colecionadora ,ja passei varios imail ,e nada ninquem contato ,quero comprar papeis de carta ,em especial ,wooft esta coleçao .obrigada fico no aquardo.

  18. lessandra Says:

    meu imail ,e dinha .arantes@yahoo.com.br ,procuro papeis da coleçao wooft quem tiver entre em contato por favor ,lessandra

  19. Jôze Says:

    Nossa como foi bom rever meus antigos papéis de carta,sim pq eu tinha quase todos esses ai,era muito bom colecionar e trocar que saudades….. Obrigada.

  20. Priscila Says:

    Compro, vendo e troco papéis de carta. Interessadas, entrem em contato.

    augustopriscila@yahoo.com.br
    http://augustopriscila.multiply.com

  21. Kátia Says:

    Olá meninas!!
    Sou colecionadora e compro coleções inteiras de papéis de carta anos 70/80/90 em bom estado!!
    Quem tiver interesse entre em contato: kat_kri@hotmail .com

    Bjs … Kátia

    • daniele Says:

      Oi Kátia!!

      Tenho a venda coleções, se tiver interrese, mande a marca q deseja e o nº para q possamos negociar.

      grande abraço
      Dani

  22. Claudia Says:

    Como eu faço para adquirir papéis de carta antigos? Sou colecionadora estou interessada!!!
    me emocionei com os q eu vi aqui!!!
    beijosss

    • retromotoca Says:

      Dê uma olhada nos comentários em todos os posts sobre papéis de carta. Há muitas “meninas” (provavelmente, temos todas mais de 30) vendendo, trocando e indicando comunidades sobre o assunto. Os papéis colocados no blog são meus e não vendo por nada (rs). abs/ Adriana

      • Silvania Says:

        Amiga, possuo papéis de carta para vendas, vc possui orkut? poderia enviar e-mail para mim que te adiciono para visualizar os papéis.

        Abraços a todas as colegas!

    • Maria Luisa Says:

      Oii td bem?
      eu estou interessada em vender os meus….!!! qualquer coisa me mande um email.

      Obrigada

    • daniele Says:

      Claúdia

      tenho coleções a venda, se interresar, entre em contato

      bjos
      Dani

  23. Silvania Says:

    meu email : silvania_adm2006@hotmail.com

    esqueci de colocar..rs rs rs

  24. Clarissa Says:

    Obrigada! É muito lindo recordar!

  25. Nicole Says:

    tenho 4 pastas de papeis de carta todos em bom estados lindos dos anos 70,80,90… e quero vender… c alguem tiver interessado em comprar favor entrar em contato nicolecortez@bol.com.br……………….

  26. Loren Says:

    Sou apaixonada por pps de cartas, voltei a colecionar a pouco tempo e tenho interesse em comprar coleções inteiras de pps de cartas, por favor me escreva..anicarcosta@hotmail.com

  27. Carmen Says:

    Parabens, belo trabalho.
    Convido a todos visitarem o site http://www.encantodepapel.com.br, tenho certeza que matarão muitas saudades, la ja coloquei parte da minha coleção.
    Quem quizer contar sua historia envie, sera um prazer publica-la na seção” Contos”
    Carmen

  28. Amanda Says:

    Puxa vida……nem sei explicar o que estou sentindo agora….depois de vasculhar o blog inteiro e rever, lembrar de coisas que já faziam parte daquela porcentagem do nosso cérebro que não usamos mais, com muita nostalgia, só tenho uma vontade enorme de criar a máquina do tempo e reviver tudo isso novamente,
    Como era bom…..e eu nem sabia….hoje com 35 anos me sinto orgulhosa de ter feito parte e vivido a maior e melhor infância de todas, porque não falar dos melhores tempos…gostaria muito de passar um pouco disso para minha filha…que hoje com 8 anos….me diz: ” para que papel de carta mãe…eu uso e-mail.”…….lamento!

  29. lorrane Says:

    eu amooooooooooooooooooo de mais esses papeis de cartas se eu podesse comprava todos.

  30. Bete Says:

    Eu tenho alguns papeis de carta em otimo estado para venda se alguem quiser comprar me envie e-mail bete.b@hotmail.com que eu envio fotos dos mesmo

  31. eu esqueci meu porta tazo :C mas também colecionei papeis de carta!

  32. Soraia Silva Says:

    Oi, estou encantada e com muitas saudades da minha pasta que tinha mais de 300 papéis com envelope, colecionados com muito carinho. Aconteceu algo parecido comigo, mudei para Salvador e a minha mãe acreditou que eu não iria mais querer a pasta e deixou lá…. Quase tive um trosso e assim minha paixão foi interrompida. Suas relíquias são iguais a alguns dos que eu tinha em minha pasta, quase chorei de emoção só em revê-las.
    Obrigada pela viagem propiciada aos meus pensamentos! Você contribuiu para que eu voltasse a um período inesquecível de minha vida.
    Bjs


Deixe um comentário

