Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Material para desenho abril 24, 2009

Filed under: : Cacarecos : — retromotoca @ 11:05 pm
Tags: , , ,

Material para desenho. Nós dois estudamos desenho desde a adolescência até a faculdade (onde nos conhecemos). E até hoje, comprar material artístico nos traz grandes flashbacks. Porém, antes do computador, um simples quadrado deveria ser desenhado com uma régua gabarito e canetas nanquim, um trabalho realmente difícil. Para não borrar, colocávamos uns montinhos de durex embaixo do gabarito antes de passar a caneta. E para linhas curvas então? Curva francesa! E ainda tivemos o azar de fazer a faculdade em meados dos anos 90, ou seja, usamos tudo isso nas aulas de desenho geométrico. Nesse ponto, não temos saudades desse tempo. 

Lápis aquareláveis Caran d’Ache. “Antes de existir a computação gráfica e os photoshops da vida, a galera da Programação Visual tinha que se virar com lápis de cor, caneta nanquin, aquarela etc. Este é o meu estojo da Caran d’Ache made in Swiss de 1980, ainda intacto. Abraços, PAULO ALVES.”

 

lapis caran dache anos 80

lapis caran d'ache anos 80

Caixa giz pastel seco Nupastel (anos 80) e canetinhas em tons de cinza Magic-Color (anos 90). Ambos materiais eram usados em layouts. Ou seja, no lugar de banco de imagens, na hora de apresentar uma ideia para um cliente o “artista gráfico” criava ilustrações rápidas usando material de pintura.

 

 

giz nupastel e canetas magic color

giz nupastel e canetas magic color

 

Caracteres transferíveis a seco: Decalc (Letra-tec), Decadry e LetraFácil (Letraset). Anos 80. Os textos eram feitos através de fotocomposição ou artesanalmente, com nanquim ou letras decalcáveis. Havia também folhas com ornamentos, padrões e retículas. O grande desafio de decalcar letrinha por letrinha era manter o alinhamento e kerning (espaçamento entre letras).

 

letra set

letra set

 

 

1: Canetinhas Neo-Pen Compactor. Essas eram escolares… Anos 80.

2: Régua-normógrafo para aranha. Para fazer as legendas de desenhos técnicos. Anos 90.

3: Aranha Trinor, Trident. Anos 90.

4: Gabarito de quadrados Desetc, Trident. Anos 90.

5: Curva-fancesa, Superat. Anos 90.

6: Circulógrafo (também chamado carinhosamente de Bolômetro), Trident. Anos 90.

Os gabaritos ainda são vendidos em papelarias técnicas.

 

aranha e bolometros

aranha e bolometros

Anúncios
 

6 Responses to “Material para desenho”

  1. Renê Donato Says:

    Nossa, até senti o cheiro da tinta (álcool) das canetinhas. heheh!

  2. JuniorMatos Says:

    Gostaria de te convidar para partipar de uma rede de conteúdo, caso tenha interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abs, Matos.

  3. andrea Says:

    lembra como se chamava aquelas régua de letras que vinham num estojo ? cada letra tinha um gabarito de plástico. a gente usava pra escrever o titulo na capa do trabalho ??? tô morrendo aqui pra achar o nome … bjs

    • retromotoca Says:

      Oi Andrea! Seriam aquelas letrinhas tipo estêncil? Porque temos aqui e vou aproveitar a lembrança para criar um novo post. Se não for o que procura, nos avise para pesquisarmos melhor. bjs/ Adriana

  4. […] Cia. das Canetas Compactor. A Andrea nos fez lembrar destes estênceis lá no post sobre material de desenho. Na era pré-informática, nossos trabalhos escolares eram feitos a mão ou usando ferramentas […]

  5. Emilia Says:

    Alguém tem aquela preciosidade de caixa de lápis de cera (não lembro de que marca era), mas a caixa tinha de um lado os heróis (cada um de uma cor) e do outro lado eles eram monstros! Se alguém tiver, por favor me enviem por e-mail! É uma grande lembrança que eu tenho da pré-escola!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s