Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Filme Curtindo a Vida Adoidado agosto 19, 2009

Filed under: : Imagem e Ação : — retromotoca @ 12:12 pm
Tags: ,

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off), 1986. Este post é uma homenagem ao criador de Ferris, John Hughes, morto no dia 06 deste mês.

História: Ferris Bueller (Matthew Broderick) resolve matar aula e passar o dia em grande estilo. Para começar, engana todo mundo dizendo que está doente, entra no computador da escola alterando seu registro de frequência e monta um esquema absurdo para que ninguém descubra a verdade. Então, busca a namorada Sloane (Mia Sara) com a Ferrari do pai de seu amigo Cameron Frye (Alan Ruck) e os três vão passear por Chicago. A aventura engloba uma visita ao Sears Tower, o restaurante chique Chez Quiz, o museu Art Institute of Chicago, jogo de beisebol e parada do Von Steuben Day, onde Ferris canta duas músicas: Danke Schön e Twist and Shout.

Enquanto isso, o diretor de sua escola, Ed Rooney (Jeffrey Jones) e a irmã de Ferris, Jeanie (Jennifer Grey), tentam revelar sua trapaça ao mesmo tempo que a escola inteira entra em campanha para “salvar Ferris”, acreditando que este estava muito doente. Perto do fim do filme, a Ferrari (que não passava de um modelo mais barato, modificado para se passar pela marca italiana), acaba despencando ladeira abaixo, deixando Cameron catatônico por algum tempo.

Uma pérola do filme é a ponta feita por Charlie Sheen, como um cara preso por porte de drogas que beija a irmã de Ferris na delegacia. O ator declarou ter passado 48 horas acordado para ficar com cara de chapado…

John Hughes também foi o responsável por outros clássicos da década de 80: Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles, 1984), Clube dos Cinco (Breakfast Club, 1985), Mullher Nota 1000 (Weird Science, 1985) e A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, 1986). A partir dos anos 90 ele passou a atuar apenas como roteirista, em filmes como Esqueceram de Mim e a série canina Beethoven, afastando-se do ritmo insano de Hollywood para se dedicar mais à família. Ferris disse: “A vida passa muito depressa. Se não pararmos para curti-la, ela escapa de nossas mãos.” Esperamos que John Hughes tenha realmente curtido sua vida.

Curtindo a vida adoidado

Curtindo a vida adoidado

Em seguida, alguns momentos de outros filmes de John Hughes.

 

2 Responses to “Filme Curtindo a Vida Adoidado”

  1. fernandoyanmar Says:

    nunca entendi o fascínio q o mundo tem por esse filme sinceramente

    • retromotoca Says:

      Bom, é claro que não dá pra avaliar esse filme no mesmo contexto de um Bergman ou um Kubrick… Mas no departamento “comédias adolescentes dos anos 80” ele está bem acima da média. Só o lance do Ferris volta e meia se dirigir diretamente à câmera já era uma sacada auto-irônica/pós-moderna meio rara na época. Que eu saiba…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s