Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Transfer Especial de Natal dezembro 25, 2009

Filed under: : Livros e Publicações : — retromotoca @ 12:30 pm
Tags:

Transfer Especial de Natal. Editora Abril, Dezembro de 1984. Transfer era o nome da versão Abril do Kalkitos, um tipo de revista de passatempos popular no Brasil e também na Europa, Sudeste Asiático e América Central entre os anos 70 e 80. Consistia em ilustrações de cenários vazios, que podiam ser preenchidos com as figuras que vinham em uma cartela de acetato, bastando raspar seu verso com uma caneta ou lápis. Os personagens eram assim transferidos para o papel, povoando a cena ou qualquer outra superfície que a imaginação mandasse: cadernos, livros escolares, paredes…

O interessante é que como essas figuras vinham em tamanhos diferentes, a criança se via provavelmente pela primeira vez diante uma coisa chamada perspectiva. Com uma boa dose de tentativa-e-erro, o jovem artista que quisesse recriar uma cena razoavelmente naturalista percebia que aquele cowboy ou pirata que ele estava prestes a transferir podia se transformar num anão ou gigante, dependendo apenas do plano do cenário em que ele era situado. Por exemplo, por que esse sujeito careca parece estranhamente pequeno no meio dessas crianças?

Além dessas e outras cenas, essa edição natalina continha uma historinha e um calendário do mês de Dezembro, onde você ia decalcando dia após dia enquanto aguardava a chegada do dia 25.

Capa Transfer Natal

Detalhe Transfer

Calendário transfer Natal

Cena transfer

Sujeito careca

 

13 Responses to “Transfer Especial de Natal”

  1. jair Says:

    Minha irmão trabalhou na fábrica. Sempre me trazia aluns transfers…e tempo bom!

  2. […] sua veia artística, mesmo possuindo pouca aptidão para o desenho ou pintura. Os já citados Transfer e Kalkitos permitiam criar painéis dignos de um Bosch, em termos de quantidade de elementos amontoados na […]

  3. Cristina Paulon Says:

    é..eu era gerente de qualidade na Abril…passava horas com meu pessoal decalcando as figurinhas para ver se saia mesmo!!!! era o controle de qualidade mais legal do mundo pois montávamos também todos os brinquedinhos de corte e vinco…e me pagavam bem para fazer isso!!!!

  4. Cinara Says:

    Nossa, eu nem me lembrava mais disso… Mas me diverti muito com esses transfers!
    Parabéns pelo blog, estou viajando no tempo!

  5. graci Says:

    Nossa..esse eu nem lembrava mais..era muito legal

  6. Claudia Says:

    Gente, que legal!
    Eu amei este calendario e nunca esqueci dele.
    Achei aqui e fiz um post no meu blog, citando vcs.
    Um grande abraço e obrigada por esta doce recordação!

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

  7. FAntastico o BLOG. Ainda procuro por estes transfers. Nossa, hoje somos todos maduros e a sensação vem a tona com tantas imagens de nossa infancia. Muito bom o blog… parabéns. PResentaço

  8. Pamella Says:

    Como eu posso encontrar um Transfer ? *-* Quero muito kkk

  9. Pamella Says:

    Onde eu encontro um transfer ? *_* quero muito kkkk


Deixe um comentário

