Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Aberturas de novelas globais – parte 1 janeiro 10, 2010

Filed under: : Imagem e Ação : — retromotoca @ 8:10 pm
Tags: ,

Não resta mais nenhuma dúvida quanto à importância do YouTube para a preservação da cultura ocidental: acabamos de confirmar que estão disponíveis no site as aberturas de todas as novelas da Globo dos anos 80, inclusive daquelas que ninguém mais deve lembrar, como De Quina Pra Lua (?).

Para celebrar esse fato, faremos uma sequencia de posts com nossas aberturas preferidas, organizadas por categorias. A primeira é de vinhetas que utilizavam animação ou computação gráfica, termo que talvez nem existisse na época.

::

Abertura de Jogo da Vida, de 1981. Feita em animação tradicional, com o estilo das ilustrações aerografadas típicas da virada dos anos 70 para os 80. Música-tema Vida Vida, cantada por Ney Matogrosso.

::

A abertura de A Gata Comeu, novela das 18h exibida em 1985, misturava imagens captadas em video a cenários e elementos gráficos, com referências à Pop Art e ao estilo New Wave que chegava tardiamente ao Brasil. O tema Comeu foi escrito por Caetano Veloso e gravado pela banda Magazine, de Kid Vinil.

Esta é uma de nossas aberturas prediletas, exceto pelos falsos maus-tratos infligidos ao pobre gatinho.

::

Vereda Tropical, exibida entre 1984 e 1985. Abertura também executada em animação tradicional, desta vez no estilo visual do revival do Art Déco, difundido no anos 80 principalmente pelo grupo italiano de design a arquitetura Memphis. Música-tema Vereda Tropical na voz de… Ney Matogrosso de novo? Tudo bem, foi coincidência.

Anúncios
 

One Response to “Aberturas de novelas globais – parte 1”

  1. Marion Says:

    Eu sou noveleira de carteirinha e sinto saudades de muitas novelas dos anos 80. O You Tube é ótimo para ajudar a gente matar as saudades. Destas novelas curti muito Jogo da Vida e Vereda Tropical.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s