Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Revistas de Atividades fevereiro 23, 2010

Filed under: : Livros e Publicações :,: Reclame : — retromotoca @ 1:36 pm
Tags: ,

Revistas de atividades, Editora Abril (anúncios retirados da revista Mickey Ouro, nº1, 1979). No início dos anos 80 as bancas ofereciam mais opções às crianças que desejavam exercer sua veia artística, mesmo possuindo pouca aptidão para o desenho ou pintura. Os já citados Transfer e Kalkitos permitiam criar painéis dignos de um Bosch, em termos de quantidade de elementos amontoados na mesma cena. Além deles, havia as revistas de colorir com água, cujas páginas já vinham embebidas com um tipo de aquarela – bastava molhar o pincel (que vinha de brinde) em água e passá-lo sobre as ilustrações, que a tinta diluía e se espalhava. Ou seja, não era preciso nem escolher as cores!

No caso da revista Risca Aparece (anúncio retirado do Almanaque Disney, nº 122, 1981), o resultado era apenas em preto e branco, porém a técnica era mais intrigante: sobre as páginas aparentemente em branco passava-se um lápis (que também vinha de brinde) e os traços das ilustrações eram revelados. Apesar do anúncio falar de uma “tinta invisível”,  o que ocorria era uma diferença no revestimento das páginas: as áreas que recebiam um acabamento mais acetinado não retinham o grafite do lápis, ao contrário dos lugares onde a textura natural do papel, mais áspera, estava exposta – exatamente onde os desenhos surgiam.

Revista Pintura Cinderela 1979

Revista Pintura Cinderela 1979

Revista pintura Mônica 1979

Revista pintura Mônica 1979

Revista Risca Aparece 1981

Revista Risca Aparece 1981

 

15 Responses to “Revistas de Atividades”

  1. Carlos Magno Says:

    Caros Amigos, estou sempre por aqui prestigiando o seu magnífico museu. Grande abraço.

  2. k Says:

    eu tinha um monte… tanto risca aparece quanto o de pintar com água. mas os de pintar com água da década de 80 eram os melhores. eram como pequenos pontinhos e a cor quase não era perceptível. qdo a gente passava a água é que vinha aquela cor forte. depois, na década de 90 ou fim da de 80, acho, lançaram de novo. mas a tinta era tosca. já vinha na cor que ficava e espalhava super mal.

  3. como era gostoso pintar!

  4. marcia Says:

    nossa que legal! eu nunca tive um desses, mas deve ser bem interessante você passar o pincel com agua e a tinta aparecer, para criança deve ser muito show isso!

  5. deborah Says:

    eu tinha um do pato donald mesmo…pena que eu não consegui conservar!!! Mais uma vez, parabéns por seu blog tão lindo…recordei de muitas coisas na minha infancia e quase estou chorando…

  6. Eu amava o colorir com agua….Uma gde lembrança da minha infancia…para mim é inesquecivel…
    Hoje sou artista plástica e quero muito fazer um trabalho com essa técnica.
    Por favor vcs sabem quem posso procurar para fazermos um trabalho juntos???????Aguardo um retorno de vcs..
    PARABENS… PELO SITE…

  7. Olá pessoal da Retromotoca…. Já escrevi uma vez para vcs e não recebi resposta….. Estou muito precisando descobrir essa técnica pintura com água…Já escrevi para a Abril e nem me retornaram… POR FAVOR ME AJUDEM A DESCOBRIR QUEM TRABALHA COM ESSA TÉCNICA…. Estou no aguardo..Também já escrevi para a Faber Castell e nada….

    • retromotoca Says:

      Desculpe se não respondemos antes, mas realmente não temos nenhuma informação. Não conhecemos nenhum produtor gráfico “das antigas” que pudesse esclarecer como o processo era feito.

  8. Lília Mara Says:

    Caramba……….eu adorava isso!!!

  9. Soraya Says:

    Porque será que tudo que é bom tiram de linha? Adoraria que estas revistas voltassem, distraia tanto as crianças.

  10. Priscila Says:

    NO site http://www.todolivro.com.br tem. Vale a pena. Estou comprando para ver como é.

  11. leodorojp Says:

    Colorir com água nÃo tinha diferença de textura, e era colorido. O de riscar com lápis sim era texturizado, e sem nenhuma cor.

  12. Claudio Says:

    Show de bola, me lembro que passava horas pintando com água. Estava justamente na internet procurando a mesma revista para meu filho (5 anos), mas infelizmente não achei nada. Quando falei os olhinhos dele brilharam “parece mágica filho!”. Bom, vou ter que procurar mais ou me conformar com a falta da revista.

  13. Ana Lucia Says:

    Como gostaria de ter essas revistinhas que pra mim eram magicas era um sonho molhar o pincel na agua e as figuras ficarem coloridas eu amava-as, e ha muito tempo procuro pois queria muito dar pra minhas sobrinhas

  14. Haroldo Kalleder Says:

    A modernidade de hoje, custou a saudável ingenuidade de outrora. Feliz de quem cresceu nos anos 70 e 80.


Deixe um comentário

