Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Manuais da Disney julho 12, 2010

Filed under: : Livros e Publicações : — retromotoca @ 11:16 pm
Tags: ,

1. Manual do Escoteiro Mirim. Ed. Abril, 1971.

2. Autorama – Manual do Automóvel. Ed. Abril, 1976.

3. Magirama – Manual de Mágicas. Ed. Abril, 1975.

::
Nos anos pré-Internet, iPhone e congêneres, a ideia de um meio prático e portátil que reunisse todo tipo de informação e conhecimento pertencia ao mundo da fantasia: seja na ficção científica, com o Guia do Mochileiro das Galáxias, ou nos quadrinhos, caso do Manual do Escoteiro Mirim, uma das criações geniais de Carl Barks para as suas histórias do Universo Pato, da Disney. Esse incrível livrinho era consultado o tempo todo por Huguinho, Zezinho e Luizinho, e sempre tinha uma resposta para suas dúvidas e uma saída para seus apuros, por mais específicos e exóticos que fossem.

::
A ideia de lançar uma versão real desse manual, naturalmente com uma quantia um pouco mais limitada de informação, foi da editora italiana Mondadori, que além de publicar os quadrinhos Disney na Europa também produzia conteúdo original.
O primeiro Manuale delle Giovani Marmotte (como eram chamados na Itália os Junior Woodchucks, nome original do grupo de escoteiros dos sobrinhos de Donald) foi publicado em 1969, e trazia uma vasta quantidade de dicas (in)úteis, não só para a vida ao ar livre (como dar nós, como fazer diversos tipos de fogueira, como reconhecer constelações e identificar pegadas de animais) como também para as crianças da cidade: como tirar manchas das roupas, secar livros, cuidar da sua coleção de discos (de vinil, claro), além de tabelas de vitaminas, calorias, e até do tempo necessário para bronzear cada parte do corpo.

::
Em 1971 a Editora Abril lançou a primeira versão brasileira do Manual do Escoteiro Mirim, reproduzindo a maior parte do conteúdo da edição italiana e acrescentando alguns toques locais, como os nomes dos ventos brasileiros, as patentes das forças armadas nacionais (afinal, estávamos em pleno governo Médici) e um pequeno dicionário tupi-português.


Capa Manual do Escoteiro

Capa Manual do Escoteiro

Páginas Manual do Escoteiro

Páginas Manual do Escoteiro

::

O Manual do Escoteiro Mirim acabou por inaugurar uma longa série de manuais Disney, publicados pela Abril ao longo de toda a década de 70. A maioria deles dedicada a um personagem e ao assunto ao qual ele se relacionava: o Manual do Tio Patinhas contava a história do dinheiro e dava lições básicas de economia; o Manual do Prof. Pardal falava de inventos, inventores e cientistas; o Manual do Mickey girava em torno de histórias de policiais e detetives, tanto reais como fictícios; e assim por diante…

capa manual automóvel

capa manual automóvel

páginas manual automóvel

páginas manual automóvel

capa manual mágicas

capa manual mágicas

páginas manual mágicas

páginas manual mágicas

::

Em 1985 a Editora Nova Cultural, divisão da Abril especializada em fascículos e livros de referência, reuniu todos os manuais Disney na coleção Biblioteca do Escoteiro Mirim, em 20 volumes. Cada volume era dividido em seções temáticas relacionadas aos seus manuais de origem: “Escoteiros em Ação” trazia material do Manual do Escoteiro Mirim original; “Hora do Lanche”, as receitas e histórias culinárias inicialmente publicadas no Manual da Vovó Donalda; “O Importante é Competir” utilizava o conteúdo do Manual dos Jogos Olímpicos, publicado originalmente em 1980 por ocasião das Olimpíadas de Moscou.

Capa Biblioteca do Escoteiro Mirim

Capa Biblioteca do Escoteiro Mirim

livros biblioteca escoteiro mirim

livros biblioteca escoteiro mirim

::

As lombadas dos volumes da Biblioteca do Escoteiro Mirim, quando colocadas lado a lado, compunham uma única ilustração. Ficava interessante na estante, mas a falta de numeração dos exemplares não era nada prática. Por falar em estante, os primeiros volumes traziam as peças para se montar um suporte de plástico para toda a coleção. Infelizmente, ao longo dos anos as peças foram se quebrando, e a que se vê acima foi a única que restou. Essa mesma foto também mostra os 20 livros parando em pé aparentemente sem apoio nenhum, graças a uma velha dica do Manual do Escoteiro Mirim.

::

Veja todas as capas dos Manuais Disney, além de outros publicados pela Abril como Zé Colmeia e Mônica em: manuaisdisney.tripod.com

 

7 Responses to “Manuais da Disney”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by tatiane cantarelli, adelmo vasconcelos. adelmo vasconcelos said: eu tinha todos os manuais da disney. http://is.gd/eaD7w […]

  2. k Says:

    gente, que emoção! eu me lembro do manual do escoteiro (de cima) e dos livrinhos com a estantezinha embaixo. o primeiro, meu irmão mais velho teve e eu, ainda pequena, mexi muito nele. o de baixo, eu mesma que comprei. ohn, que fofo… ser criança era bom…

  3. João Martins Says:

    Nossa, nunca imaginei que algum dia ainda fosse encontrar mais alguem que lembrava do manual do escoteiro mirim! Eu tive esse que era um volume único, e morria de inveja de um amigo do colégio que tinha a coleção completa, com os 20 volumes, hehehe. Só ficou faltando o manual do professor pardal. Esse eu tinha tb, e vinha com uma série de experiência simples para serem feitas em casa, com materiais fáceis de achar na cozinha e no banheiro. Faz um tempo que visito o site e sempre tem alguma coisa que me deixa emocionado, mas esse é o primeiro comentário que deixo. Continue o excelente trabalho!

  4. Marcelo Says:

    Eu ainda tenho a coleção completa, com a estante ainda inteira. Tenho também guardado todos os folhetos e os brindes (Quebra-cabeça e o porta-livros). Só não tenho mais o relógio Cosmos, que acabou quebrando com o tempo por ser muito frágil. Bons tempos !!

  5. Victor Hugo Says:

    Tenho a edição completa do manual do Escuteiro Mirim menos o último volume, editados em Portugal há 20 anos. Era possível arranjares-me uma cópia do último manual?

  6. ladybird Says:

    Eu amava meu manual do escoteiro mirim!😀


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s