Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Família Barbapapa fevereiro 11, 2011

Nossa lembrança pessoal dos Barbapapas é bem remota, por isso usamos o texto da Wikipedia para refrescar a memória de todos. Porém, ao encontrarmos a abertura do programa no Youtube logo começamos a cantar junto, como que se 30 anos não fosse tanto tempo assim.

::

“Barbapapa é o nome de uma uma família de personagens criados em Paris pela arquiteta francesa Annete Tison e pelo professor americano Talus Taylor no início dos anos 1970. Segundo a autora, o termo “Barbapapa” é inspirado no francês para “algodão doce”. Barbapapa, o personagem original, apareceu inicialmente no livro de mesmo nome. É um ser basicamente em forma de “joão-bobo” cor-de-rosa, mas capaz de moldar-se à forma dos mais variados objetos. Mais tarde, juntou-se a ele Barbamama e mais sete filhotes, cada qual dotado de uma cor e de uma habilidade específica, geralmente explicitada em seus nomes, sempre iniciados com “barba-“, assim formando a família Barbapapa.

Os personagens deram origem a uma longa seqüência de livros infantis, onde os Barbapapas exploram suas habilidades pessoais e polimórficas para resolver problemas e ajudar as pessoas.

No Brasil ficaram mais conhecidos pela série de animação com episódios curtos, exibida pela TV Globo no final dos anos 1970, embora muitos livros de atividades e até um disco com suas músicas tenham sido lançados no país com razoável sucesso.

A série de TV, uma co-produção da Holanda e Japão, de 1973, chegou a 45 episódios, exibidos em vários países. Em 1999, os barbapapas voltam à TV com a série Barbapapa autour du monde, na qual a família viaja pelos mais variados cenários do mundo.” pt.wikipedia.org/wiki/Barbapapa

::

Abertura do desenho

::

Anúncio da revista Destaque e Brinque, veiculado na revista Mickey de Ouro, nº 1, Ed. Abril, agosto de 1979.

anúncio barbapapas

anúncio barbapapas

::

disquinho Barbapapas

disquinho barbapapas

disquinho barbapapas

::

Site oficial dos Barbapapas:

barbapapa.fr

Anúncios
 

4 Responses to “Família Barbapapa”

  1. Jacques Says:

    Eu lembro que este desenho passava no Clubinho…
    Ótima lembrança.
    Valeu.

  2. Claudia Says:

    Olá,

    Sou a Cláudia e moro em Portugal.
    Adorei rever os Barbapapas! A revista Destaque e Brinque era muito popular aqui em Portugal, também. Eu estou procurando uma, creio que também de 1979, que tinha um jogo de baralho chamado Jogo do Mico e uma boneca de papel chamada Bruna, de cabelo comprido, inspirada na Bruna Lombardi.
    Será que alguém tem essa boneca e pode scaneá-la para mim?
    Obrigada.

  3. Amei a matéria. Saberia informa em quais formatos foi lançado esse disco dos Barbapapa? Sei q existe um lp daqueles grandes, mas, houve fita k7 e compacto tmb, foi? Valeu! Sabe se houve uma grande vendagem tmb?

  4. Lia Says:

    Que saudades!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s