Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Álbum Turma do Paulistinha julho 5, 2011

Álbum Turma do Paulistinha. Ed. Abril, 1980. Ilustrador: Waldyr Igayara de Souza.

Uns 30 anos antes da Nota Fiscal Paulista, o governo do estado (então sob comando de ninguém menos que Paulo Salim Maluf) já havia bolado uma maneira de incentivar os consumidores a exigir as notas fiscais de suas compras. Foi criado um personagem, o Paulistinha, e um álbum de figurinhas que, ao invés de ser vendido em bancas de jornal, era obtido em postos especiais em troca de notas fiscais, cupons de máquina registradora etc. Uma vez completado o álbum, você o levava até a repartição da Secretaria da Fazenda mais perto de você e recebia um cupom numerado (e seu álbum de volta, claro, ainda que com um belo carimbo de CANCELADO por cima de todas as figurinhas). A partir de então era torcer para seu cupom ser sorteado e você ganhar um dos 51.448 prêmios, como automóveis Belina ou Dodge Polara, refrigeradores, aparelhos de som 3 em 1 e TVs de 20 polegadas.

O álbum em si, apesar da ilustrações bacanas, assemelhava-se a uma aula de Educação Moral e Cívica, com páginas dedicadas aos poderes da República, ao funcionamento do sistema fiscal, a personagens e fatos importantes da história de São Paulo e por aí vai, tudo bem naquele clima de final do regime militar.

Álbum Turma do Paulistinha

Álbum Turma do Paulistinha

Figurinhas Turma do Paulistinha

Figurinhas Turma do Paulistinha

Prêmios

Prêmios

tv anos 80

tv anos 80

Aparelho de Som anos 80

Aparelho de Som anos 80

Anúncios
 

7 Responses to “Álbum Turma do Paulistinha”

  1. Marion Says:

    Nossa! Eu tinha este álbum, mas acho que nunca completei. Realmente é o ancestral da Nota Fiscal Paulista. Adorei o post!

  2. Leo Sanchez Says:

    Descobri o blog de vocês só hoje. E já explorei ele todo. Fantástico. O trabalho de vocês é sensacional. Continuem por favor =D
    Abraço!

  3. Carlos Eduardo Caliatto Says:

    Muito bom o blog… conheci hoje… eu tive o álbum do Paulistinha… lembro das grandes filas para trocar com as figurinhas no Banco Bradesco em minha cidade… bons tempos… parabéns pelo trabalho de garimpo puro!

  4. Marco Antonio Gomes Says:

    preciso de uma figurinha, alguém teria ???

  5. Pedro Zuanazzi Says:

    Ganhei a bicicleta monark cross quando completei a pagina do album turma do paulistinha, eu tinha 7 anos em 1980, tenho ela até hoje toda original…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s