Retromotoca

Museu Virtual :::::::::: (NENHUM PRODUTO ESTÁ A VENDA)

Caixa de lápis Multicolor 36 cores – Johann Faber/ Faber Castell novembro 23, 2012

Filed under: : Cacarecos : — retromotoca @ 12:02 pm
Tags: , , ,

Caixa de lápis Multicolor 36 cores, Johann Faber/ Faber Castell. Se você foi criança no final dos anos 70 e começo dos 80, provavelmente pintou seus desenhos mimeografados com cores de nomes exóticos como verde da prússia, terracota, verde berilo e heliotrópio. Objeto de desejo de muitos, naquela época uma caixa dessas custava caro, e geralmente era presenteada por tios ou padrinhos que queriam incentivar os dotes artísticos dos pequenos. Alguns agradeciam com um sorriso amarelo canário, decepcionados por não ganhar uma Susi com vestido bordô ou um Falcon com sua sunga azul cobalto. Outros, porém, jamais se esqueceram desses tesouros, e provavelmente se tornaram designers, arquitetos ou artistas plásticos, tendo seu primeiro vislumbre de uma escala Pantone graças à sequência das cores em ordem na caixa.

Não conseguimos determinar exatamente a época de fabricação desse conjunto, mas deduzimos que ele seja da década de 1970 – não só pela embalagem multicolorida, mas pelo fato dos lápis ainda exibirem a marca Johann Faber, presente no Brasil desde os anos 30 e adquirida algumas décadas depois pela Faber-Castell, que no início dos anos 80 finalmente passou a nomear seus produtos da forma mais conhecida (como no caso desse conjunto, lançado por volta de 1983).

PS: Para quem estiver se perguntando o que é esse tal de “heliotrópio”, trata-se de um violeta rosado, batizado a partir da flor de mesmo nome.

::

Caixa lápis de cor antiga Faber Castell

Caixa lápis de cor antiga Faber Castell

lápis multicolor 36 cores

lápis multicolor 36 cores

::

Lista completa dos lápis com seus números e respectivos nomes das cores:

1 – branco; 2 – salmão; 4 – rosa; 7 – bordô;

9 – carmim; 12 – vermelho; 13 – vermelhão; 140 – alaranjado escuro;

14 – alaranjado claro; 15 – amarelo ouro; 16 – amarelo canário; 17 – amarelo limão;

22 – ocre; 23 – terracota; 24 – roxo terra; 25 – siena queimada;

26 – marrom escuro; 27 – sépia; 28 – terra de sombra; 32 – verde oliva;

33 – verde primavera; 34 – verde vegetal; 35 – verde musgo; 36 – verde mar;

37 – verde da prússia; 42 – verde berilo; 45 – azul celeste; 50 – azul ultramar;

51 – azul cobalto; 53 – azul escuro; 54 – lilás; 55 – violeta;

56 – heliotrópio; 57 – cinza prata; 58 – cinza pardo; 60 – preto

Anúncios
 

15 Responses to “Caixa de lápis Multicolor 36 cores – Johann Faber/ Faber Castell”

  1. CLAUDIA QUEIROZ Says:

    Eu tinha igual à essa na década de 80.

  2. gc8972 Says:

    Fico pensando se a melhor maneira de construir um acervo cultural contemporâneo, aqui no Brasil, é conseguir o material e embutir marcas d’água grosseiras como essa. Somos carentes nesse sentido, qualquer atitude é louvável, mas é triste ver esse desejo de “posse” e “autoria” interferindo na qualidade da mensagem. Parabéns pelo resgate, de qualquer maneira.

    • retromotoca Says:

      Obrigado pelo comentário, gc9872 (se é que esse é realmente seu nome). Respeitamos seu ponto de vista, porém já refletimos bastante sobre essa questão das marcas d’água, e também já discutimos várias vezes com outros visitantes acerca disso (acredite, apesar de tudo seu comentário foi um dos mais educados que já recebemos sobre esse assunto). O fato é que, se nós manifestamos um “desejo de posse e autoria” sobre essas imagens, é porque realmente acreditamos merecer esse crédito. Dedicamos um esforço (e custo) nada desprezível ao garimpar esses artigos em feiras e sites de antiguidades. Produzimos as imagens, seja escaneando ou fotografando, além de tratá-las. Depois, pesquisamos informações que acreditamos ser interessantes, e procuramos redigir textos agradáveis e informativos. Tudo isso apenas para manter vivo um hobby nosso, que gostamos de compartilhar com outras pessoas, em sua maioria, mas não necessariamente, de nossa geração. Não obtemos lucro nenhum com isso – aliás, recusamos sistematicamente qualquer proposta de patrocínio, parceria etc. Tampouco aplicamos nossa marca sobre qualquer material que não tenha sido produzido por nós. A única coisa que esperamos em troca desse trabalho é a divulgação do Retromoca, para que mais pessoas possam nos visitar, lembrar de outros objetos e dividir suas próprias memórias.
      Jamais nos recusamos a compartilhar nosso material, pois temos plena consciência de que essa é uma atividade despretensiosa e informal – ou seja, um hobby. No entanto, nos incomoda um pouco a noção cada vez mais comum de que a Internet é uma espécie de extensão natural das mentes e vontades das pessoas, e que todo esse conteúdo disponível está lá como que por alguma graça divina. A maioria das pessoas hoje em dia parece se esquecer de que na origem de cada imagem, texto ou vídeo de gatos houve o esforço de alguém, por mínimo que seja. E não vemos nenhum problema em chamar a atenção sobre isso ao próximo sujeito que quiser montar uma apresentação de PowerPoint do tipo “Você sabe que está velho quando se lembra…”.

  3. nora Says:

    se puede conseguir quiero comprar una caja

  4. Mel Says:

    Quase me apaixonei pelo site, mas a marca d’água vulgar bem no centro das fotos prejudica DEMAIS na decente visualização das mesmas.

  5. Rui Melo Says:

    Olá! Galera dos anos 70! Ainda preservo esta caixa que adquiri em Março de 1978. Não deixo ninguém usar! Só minha! Minha relíquia!

  6. marcio Says:

    Quem tem uma destas???Estou comprando!!

  7. Rosane Says:

    Tive ela na decada de 70/80, será que a Fabber Castell teria a idéia de voltar a vender?

  8. Melissa Says:

    Ainnn, eu tinha!!! Pena que não guardei… Heliotrópio… Entrei na antiga Primeira Série em 1981. Lembro de ganhar uma caixa nova todo início do ano, até a Quarta Série (então, 1984). Depois minha memória não permite…
    Muito engraçado os comentários sobre a marca d’água. Como tem gente resmungona!
    Não conhecia o blog. Estava procurando uma imagem desta caixa para mostrar para meu filho os nomes das cores naquela época. Só achei aqui. Parabéns!

  9. mariela Says:

    Hola soy argentina, yo tuve esa caja de lapices en el año 1978 y me duraron durante toda mi niñez… Que lindo volver a verlos…. Mucha nostalgia…. Gracias!!!!

  10. Nossa, que viagem. Como eu gostava dessa caixa. Tenho alguns lápis da época, mas a caixa tinha me esquecido


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s